A história por detrás do bolo de aniversário

Bolo de Aniversário

Alguma vez foi a uma festa de aniversário na qual o aniversariante não tivesse direito a um bolo de aniversário? Se há um denominador comum em todos os aniversários este é, sem margem para dúvidas, o bolo de aniversário também chamado, por alguns, de “bolo de anos”. E, sejamos sinceros, independentemente do tipo e quantidade de outros doces ou salgadinhos que se coloque em cima da mesa, um aniversário sem o “bolo” não é bem a mesma coisa, como se o soprar das velas e a partilha do bolo com a família e amigos fosse o oficializar de mais um ano de vida.

Há historiadores que defendem a teoria que esta tradição teve a sua origem no Egipto pelo facto dos egípcios acreditarem que os faraós, após serem coroados, se tornavam deuses. As coroações eram consideradas o nascimento de um novo deus razão pela qual eram muito celebradas, semelhante às festas de aniversário de hoje mas, digamos, com mais pompa e circunstância.

Registos históricos também referem que na Grécia Antiga e na Roma Antiga, os bolos de aniversário eram bastante comuns. Na Grécia Antiga em particular, os aniversários eram celebrados com bolos em forma de lua nos quais se incluíam velas acesas. A forma de lua devia-se ao facto dos bolos serem uma oferenda à deusa Grega da lua, Ártemis, e as velas acesas pretendiam representar o brilho da lua e o fumo que emanam acreditavam os gregos antigos que levava as suas orações e desejos aos deuses que viviam nos céus. As “velas de Artemis”, como ficaram conhecidas, foram consideradas as primeiras “velas de aniversário”.

Outras culturas pagãs antigas passaram também a usar velas nos seus bolos de aniversário pois acreditavam que o fogo das velas afastava os espíritos maus e o fumo das velas era, tal como os gregos acreditavam, como um veículo de transporte das suas orações até aos deuses.

No entanto, há outras teorias que afirmam ter sido na Alemanha Medieval que se fez o primeiro bolo de aniversário. Os bolos originalmente eram um produto semelhante ao pão e só um pouco mais tarde se tornaram uma versão mais doce e menos grosseira, chamada Geburtstagorten cuja estranha tradução para português é “lugares de aniversário”

No século XVII os bolos de aniversário eram mais elaborados com detalhes como glacé, camadas e decorações feitas com os mais diversos materiais nomeadamente com flores. No entanto, esses bolos eram apenas acessíveis às classes sociais mais abastadas devido ao facto dos ingredientes serem caros.

No século XVIII, com o embaratecimento das matérias-primas e utensílios de panificação, os bolos de aniversário, um pouco como os conhecemos hoje, tornaram-se mais acessíveis ao comum dos mortais e foi isso que contribuiu, em larga medida, para que hoje em dia o bolo de aniversário seja presença obrigatória nas mesas dos aniversariantes por quase todo o mundo.

Massificação do bolo de aniversário

Montra Bolos de Aniversário

Ao longo dos anos, os bolos de aniversário evoluíram imenso. No início do ano de 1400, as padarias alemãs começaram a vender bolos doces, elaborados especificamente para as “Kinderfest” que são as festas de aniversário de crianças pequenas. Como anteriormente referido, esses bolos estavam apenas ao alcance dos mais ricos mas a Revolução Industrial veio democratizar o direito ao bolo de aniversário e foi assim que esta tradição se alastrou por toda a Alemanha.

Foi assim que, a partir dai, as crianças alemãs todos os anos na data do seu nascimento eram presenteadas com um pomposo bolo de aniversário devidamente decorado e ornamentado e com velas que simbolizavam mais um ano de vida com saúde.

Uma tradição quase universal

Bolo de Aniversário - Crianças a soprar velas

É desta forma que, nos dias de hoje, a grande maioria das culturas ocidentais celebra os seus aniversários, ou seja, com bolo, velas acesas e célebre a música de aniversário que, de uma forma ou de outra, todos gostam de ouvir. É esta a tradição que vigora em muitas culturas, é isto que faz parte do imaginário de um aniversário, é o ponto áureo da festa de anos de qualquer criança a quem é dito que um desejo silencioso deve ser feito enquanto apaga todas as velas com um único sopro.

A próxima vez que estiver comemorando um aniversário com amigos e familiares, pense na longa história dessa tradição que tem tanto de antiga como de interessante.